Gerontologia - CTeSP

O Técnico Superior Profissional de Gerontologia tem a capacidade de conceber, implementar e coordenar de forma autónoma e/ou sob supervisão atividades de índole psicossocial e no domínio da prestação de cuidados, em instituições e/ou no domicílio contribuindo para o bem-estar das pessoas idosas e para qualidade dos serviços.


Atividades

  • Gerir e dinamizar atividades institucionais e domiciliárias para as pessoas idosas, com vista à promoção do envelhecimento ativo.
  • Planear e coordenar espaços físicos e equipas que atuam com os mais velhos, de forma a orientar a integração e o acompanhamento da pessoa idosa.
  • Coordenar tarefas relacionadas com a prestação de cuidados: higiene, levante, transportes, medicação, alimentação, segurança e conforto no equipamento e/ou no contexto domiciliário em função do grau de dependência.
  • Elaborar planos adequados de atividades (individuais ou em grupo) de cariz psicossocial junto da pessoa idosa.
  • Implementar a sistematização de informação, através de relatórios de forma a facultar ocorrências relevantes nos serviços socais e de saúde.


Saídas profissionais


Lares de Terceira Idade; Residências Geriátricas; Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD); Centros de Dia; Centro de Convívio; Centros de Acolhimento temporário de emergência para idosos; Universidades Séniores.

  • Destinatários


    Ensino secundário completo; Maiores de 23 anos; Titular de diploma CET; Titular de outros diplomas de Ensino Superior

  • Duração/Horário


  • Para efetuar a candidatura, aceda à página no seguinte link: Candidaturas

  • Mafalda Duarte


    Coordenador(a)

    Mafalda Duarte é licenciada em Psicologia desde 2003 e é mestre em Gerontologia pela Vrije Universiteit Amsterdam. Participou numa panóplia de módulos desenvolvidos em várias universidades europeias, tais como no Institute of Gerontology, na University of Heidelberg, Alemanha; Centre for Social Gerontologie, Keele, Reino Unido; Centre de Gérontologie Hôpital Sainte Périne, na Versailles – Saint – Quentin en Yveslines University, Paris, França; Centre for Health Sciences, Tallaght Hospital, Dublin, Irlanda; European Centre of Gerontology and Geriatrics, na Unisersity of Malta, Malta e Center for Research on Health and Aging - Institute for Health Research and Policy, UIC – University of Illinois, Chicago, EUA. É mestre em Gerontologia Social pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS - UP) e doutorada em Gerontologia e Geriatria, pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS - UP) com a tese “Fragilidade da Pessoa Idosa”.

    É coordenadora do CTeSP de Gerontologia no ISAVE - Instituto Superior de Saúde e integra no Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS) onde colabora com projetos de investigação na área do envelhecimento. Os seus interesses de investigação incidem no estudo da condição de pessoa idosa frágil e na criação de propostas de intervenção na fragilidade.

    Leia mais