24 Setembro 2019


Os formandos do CIEIFM visitaram a Câmara Municipal de Chaves, onde foram recebidos pelo Presidente Nuno Vaz.


IMG_4780.JPG

O Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães (CIEIFM) é uma plataforma de ensino especializada, em pleno funcionamento desde setembro. Localizado no Mercado Abastecedor, em Outeiro Seco, o CIEIFM conta com mais de uma centena de formandos de várias nacionalidades.

O Presidente Nuno Vaz manifestou a vontade do município em colaborar neste projeto de interesse, nas áreas da Educação e Investigação, a fim de dinamizar um território repleto de potencialidades. Referiu ainda “a importância de adquirir novos conhecimentos e competências enquanto cidadãos do mundo, desejando que todas as expectativas dos alunos sejam cumpridas, traduzidas numa experiência única e singular nesta cidade, com a perspetiva de que possam instalar-se em Chaves e desenvolver os seus projetos profissionais na região”.

IMG_4773.JPG

Francisco Esteves, Diretor-geral do CIEIFM, deixou uma mensagem de agradecimento à Câmara Municipal de Chaves, “pelo apoio prestado”, e sublinhou a vontade “de conduzir este projeto, de formação e investigação especializada, para um território transfronteiriço, com recursos e bens inimitáveis, como Chaves ”.

Os jovens, na sua maioria estrangeiros, começaram a aprender a língua portuguesa e já reconhecem o potencial dos recursos locais. “Chaves tem algo muito importante para nós… a qualidade do ar, assim como o acolhimento da população”, disse um dos jovens de Paris.

Visando o desenvolvimento regional, a qualificação de recursos humanos, saúde e bem-estar, a oferta formativa do CIEIFM abrange quatro áreas: Saúde, Ciência e Tecnologia, Gestão e Ciências Sociais, com cursos de especialização ministrados por profissionais das melhores universidades da Europa: Inglaterra, Holanda, Itália e Espanha.