O Técnico superior em Proteção Civil e Socorro é capaz de gerir, supervisionar e implementar atividades de proteção civil e sistemas operacionais de prevenção de risco; realizar vistorias de equipamentos, elaborar e coordenar campanhas de formação e ou sensibilização e atividades de planeamento, combate ou logística de operações de socorro em contexto florestar, ambiental e urbano de forma a promover a segurança ao nível comunitário.
Atividades principais do perfil profissional
- Elaborar planos estratégicos de atuação face a situações de emergência.
- Desenvolver e coordenar sistemas operacionais de prevenção de riscos
- Implementar atividades de proteção civil englobadas no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).
- Monitorizar campanhas de formação e/ou informação de populações, ou grupos específicos, visando a sensibilização e reconhecimento da importância da autoproteção e da colaboração com as autoridades.
- Colaborar e Supervisionar as atividades de planeamento, combate ou logística de operações de socorro.
- Elaborar estudos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) integrado em equipas de estudos.
- Atuar de forma diferenciada nas situações de emergência ( incêndios, catástrofes naturais ambientais, atentados, socorro e salvamento) em articulação com as diversas autoridades de proteção civil.
- Participar e supervisionar em vistorias ( edifícios e segurança ambiental) no domínio da proteção civil com vista a assegurar o cumprimento de regras de segurança e proteção civil.
- Elaborar estudos sobre os perigos existentes ou potenciais, nas diferentes dimensões do âmbito da Proteção Civil e Socorro.
- Elaborar projetos de gestão florestal e ambiental utilizando meios e recursos geograficamente disponíveis.
Saídas profissionais
Agentes de Proteção Civil; Serviços Municipais de Proteção Civil; Corpos de Bombeiros Profissionais e Voluntários; Departamentos de Segurança e/ou de Proteção Civil; Organismos de Saúde Pública; Centros de Prevenção e Segurança